25º Festival de Violeiros marca programação dos 72 anos de Emancipação Política de Itapetim

publicado: 28/12/2025 13h05,
última modificação: 28/12/2025 13h05

A noite deste sábado, 27 de dezembro, foi marcada por poesia e tradição em Itapetim, no Sertão do Pajeú pernambucano, com a realização do 25º Festival de Violeiros. O evento foi promovido pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e integrou a programação comemorativa dos 72 anos de Emancipação Política do município, iniciada na sexta-feira, dia 26, com inaugurações e a final do campeonato de futebol. As celebrações seguem até esta segunda-feira, 29.

O festival reuniu violeiros e poetas de destaque, valorizando a cantoria nordestina, expressão cultural que integra a identidade do município, conhecido como o Ventre Imortal da Poesia. Na classificação final, o primeiro lugar ficou com Acrízio de França e Rogério Menezes. Felipe Pereira e André Santos conquistaram o segundo lugar, seguidos por Raimundo Caetano e Raulino Silva, em terceiro, e Diomedes Mariano e Biu Dionísio, em quarto lugar.

Além das duplas concorrentes, o evento contou com a participação especial de Zé Carlos do Pajeú e João Jesuino. A abertura foi realizada pelos poetas Fernando Emídio e Dorgival Ferreira, com declamação de Lenelson Piancó e da Galega do Pajeú. A apresentação do festival ficou sob a responsabilidade de Zé Adalberto e Izabela Ferreira.

A programação incluiu ainda a apresentação do grupo de dança da Secretaria de Cultura, além de feira de artesanato e exposição no Centro de Cultura Gera Marques.

Estiveram presentes no evento a prefeita Aline, seu esposo Robson, o secretário de Cultura Vandivaldo Piancó e equipe, além de secretários, diretores e admiradores da poesia.

A programação comemorativa do aniversário de emancipação política de Itapetim continua neste domingo (28), com shows de Nonato Neto e Novo Som Mix, na Praça Poeta Rogaciano Leite.