O município de Itapetim, no Sertão do Pajeú, entrou no novo mapa turístico do Ministério do Turismo, divulgado na última quinta-feira (14) pelo MTur. Por causa do seu grande potencial na arte poética, Itapetim foi inserido no novo documento, como TERRITÓRIO DA POESIA E DA CANTORIA.
A conquista é fruto do esforço da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo do município com apoio da Prefeitura, que vê no turismo local, estratégias de desenvolvimento, geração de emprego e renda.
Agora integrando a lista de cidades que compõem a rota turística pernambucana, o “Ventre imortal da poesia” será beneficiado com novas políticas públicas e investimentos na área do turismo, ampliando o seu potencial turístico e gerando mais oportunidades para os itapetinenses.
Para o Ministro do Turismo, Marx Beltrão, os municípios que querem trabalhar o turismo como uma atividade econômica terão prioridade dentro das ações e políticas do Ministério.
“O mapa é um instrumento muito importante para gestão, estruturação e promoção dos destinos. Por isso, é importante que ele esteja sempre atualizado, garantindo com que os municípios que queiram trabalhar o turismo como uma atividade econômica, tenham prioridade dentro das políticas e ações do MTur”, afirmou o ministro.
Além de Itapetim, outros 48 municípios pernambucanos também entraram no novo mapa. Com essa atualização, o estado conta agora com 103 cidades com vocação turística em 16 regiões. Em todo o país, foram listados 3.285 municípios em 328 regiões turísticas, um crescimento exponencial em relação ao Mapa de 2016, quando foram registradas 2.175 cidades em 291 regiões.
Fonte: Reporter do Sertão